Thursday, August 21, 2008

Histórias

There is something important and compelling about stories that bears considering in greater detail. Stories are marvelous means of summarizing experiences, of capturing and event and the surrounding context that seams essential. Stories are important cognitive events, for they encapsulate, into one compact package, information, knowledge, context, and emotion.
Donald A. Norman, "Things that make us smart"

Um dia quando tiver um filho vou-lhe contar tantas histórias que ele haverá de se fartar de ser criança. Mais tarde sairá à rua, conhecerá outros jovens, meter-se-à nas mais diversas situações: talvez aí irá perceber.

Kludges

In engineering, when one builds a new device by tinkering with the old, modifying this, adding that, the result is called a "kludge", a haphazard, unstructured collection of parts that, nonetheless, functions well. Good scientists and engineers don't believe in kludges: When they need to make a new machine, they start over again. This may take longer, but the result is a device that is well structured, easy to understand, and easy to repair. Evolution doesn't care about the scientific method: Evolution builds kludges.
Donald A. Norman, "Things that make us smart"

Por isso se diz que ninguém é perfeito; errar é humano; ...;

Acreditar em tudo

People are very good at believing in what they do, even in the face of contrary evidence, in the face of others who believe the opposite. Strong beliefs are important to human activity: Why else would we do so many things that we do?
Donald A. Norman, "Things that make us smart"

Uns com mais facilidade do que outros.

Friday, July 11, 2008

A infância

Esta era a impressão que a minha mãe me transmitia: até começar a reconhecê-la era apenas uma sensação – «Isto é bom». Sem forma, sem cara, apenas uma coisa indefinida inclinando-se sobre mim e donde viria algo de bom... agradável... Ver a minha mãe era como olhar para alguém através da lente de uma máquina fotográfica. A princípio não se consegue distinguir nada, apenas uma mancha redonda nublada... surge então uma cara e as suas feições tornam-se mais nítidas.
A. R. Luria, "O Caso do Homem que Memorizava Tudo"

A infância é um tema difícil de estudar porque ninguém se lembra como foi. As primeiras percepções, as sensações, toda a relação com o mundo envolvente, se permanece com o individuo encontra-se profundamente enterrado num consciente difícil de atingir.

Saturday, July 5, 2008

Sinestesia

Quando exposto a um tom com uma frequência de 2000 ciclos por segundo e uma amplitude de 113 decibéis, disse: «Parece fogo-de-artifício, colorido levemente com um vermelho-rosado. A banda de cor é rugosa e desconfortável ao tacto e tem um sabor horroroso, como o de um picle salgado... Isto pode magoar a mão».
A. R. Luria, "O Caso do Homem que Memorizava Tudo"

Trocavas sanidade mental por uma memória ilimitada?
Uma memória de elefante é obrigada a viver sempre no presente. Uma memória quase de elefante pensa que pode referir-se às memórias do passado.

Tuesday, July 1, 2008

Bendito egoísmo

Quer a servilidade se destine ao deuses e às suas divinas cotoveladas, ou aos homens e às suas estúpidas opiniões humanas, este egoísmo bendito cospe com desprezo em qualquer servilismo, seja qual for.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Às vezes é bom praticar o egoísmo nem que seja por uma questão de bom gosto. Da mesma forma, existem alturas em que a melhor forma de "servir" é ficar quieto – nomeadamente quando a verdade dos factos mostra que não temos como "servir".

Monday, June 23, 2008

Porta do Muro

Porém, aquele que regressa através da Porta do Muro nunca será exactamente o mesmo que por ela entrou. Ficará mais sábio mas menos seguro de si mesmo, mais feliz mas menos presumido, mais humilde ao admitir a sua ignorância, e no entanto melhor equipado para compreender a relação das palavras com as coisas, do raciocínio sistemático com o Mistério insondável que para sempre em vão tenta compreender.
Aldous Huxley, "As portas da percepção"

A busca do auto-conhecimento não pode terminar nos conceitos e nos símbolos. Existe uma existência muito profunda na espiritualidade e várias formas válidas de atingir essa espiritualidade.

Sunday, June 22, 2008

Arte

Creio que a arte é somente para principiantes, ou então para aqueles resolutos espíritos limitados que decidiram contentar-se com o ersatz da Totalidade, com símbolos e não com o que significam, com a receita elegantemente apresentada no lugar do jantar propriamente dito.
Aldous Huxley, "As portas da percepção"

A arte permanece dentro do artista, porque o objecto construído está sempre aquém do objecto interiorizado. A arte de uma peça está contida no inexpressível.

Deve ser uma frustração fazer arte assim.

Wednesday, June 18, 2008

Amar o próximo

Amai o vosso próximo como a vós mesmos, se tal vos aprouver; mas sabei primeiro amar-vos a vós mesmos.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Para as alturas em que amar o próximo é um acto de desespero derivado da falta de amor próprio. Como qualquer objecto que tem um preço, o amor perde valor quando é dado ao desbarato.

Saturday, June 14, 2008

O solitário também ama

O amor é o perigo dos mais solitários, o amor por todos os vivos, desde que vivam. Há decerto razão para rir vendo a que ponto sou louco e modesto no amor!
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

O amor do solitário pode ser egoísta quando todo ele é necessidade (solicitação) de ser amado.

Alturas Supremas

É das profundezas supremas que as alturas supremas se lançam para a sua altitude.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Tanto mais a pessoa pode ser "valorizada" quanto maior a distância percorrida da base da sua montanha até aos vários topos ao longo da vida. Qualquer outra forma não considera felicidades de nascença.

E há aqueles que dão trambolhões. O problema de nascer no topo de uma montanha é que muito dificilmente se aprende a escalar.

Tuesday, April 15, 2008

Couple Fight Break

For couples who, understandably, find it awkward to monitor heart rate during a fight, it is simpler to have a prestated agreement that allows one or another partner to call the time-out at the first signs of flooding in either partner
Daniel Goleman, "Emotional Inteligence"

Numa discussão violenta, o homem e a mulher vivem a estranha experiência de se tornarem peritos em duas matemáticas diferentes sobre o mesmo assunto, não havendo uma necessária correspondência entre os respectivos universos, conseguindo ao mesmo tempo sofrer de uma incapacidade de auto-gestão. Muitas vezes fervem-se em insultos. Como entre homem e mulher ninguém mete a colher, é de boa saúde conjugal ser os próprios a definir as regras do jogo.

Tuesday, April 8, 2008

Tarantela

Na verdade, Zaratustra não é nem um turbilhão nem uma tromba de água, e se é verdade que é bailarino, pelo menos não dança a tarantela.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Zaratustra gosta de respirar os ares puros das montanhas (lá bem no alto).

Wednesday, March 26, 2008

Sonhar e Compreender

A imaginação quer sempre sonhar e compreender ao mesmo tempo, sonhar para melhor compreender, compreender para melhor sonhar.
Gaston Bachelard, "A terra e os devaneios do repouso"

Qualquer criação tem razão de ser pela sua estrutura e pela inovação adjacente. Sonhar conta como um processo estranho à razão, que se degrada para logo a seguir agregar elementos totalmente novos e, antes, estranhos. Assim é nas ciências. Nas artes, se a criação (imaginação) existir desprovida de compreensão: é apenas vago sonho.

Wednesday, February 13, 2008

Love addicted

Neuroscientist Jaak Panksepp theorizes that as couple fall in love, they literally become addicted to each other. Panksepp finds a neural corollary between the dynamics of opiate addiction and our dependence on the people for whom we feel our strongest attachments. All positive interactions with people, he proposes, owe part of their pleasure to the opioid system, the very circuitry that links with heroin and other addictive substances.
Daniel Goleman, "Social Inteligence"

Como uns drogados, a necessidade de amor tem a capacidade de nos martelar a cabeça a um ponto que podemos perder a noção da realidade. Como uns drogados, a distorção da realidade voga em torno do objecto da necessidade a um grau em que nada mais parece importante.

O drogado pede, ofende, rouba e mata. E é por isso que amar pode ser perigoso, quando, de outra forma, pode não se conseguir ter o que se quer.

Thursday, January 31, 2008

Narcissistic Organization

The narcissistic organization becomes a moral universe of its own, a world where its goals, goodness, and means are not questioned but taken as holy writ. It's a world where doing whatever we need to, to get whatever we want, seems perfectly fine. The ongoing self-celebration fogs over how divorced from reality we've become.
Daniel Goleman, "Social Inteligence"

Num universo de pessoas, quando organizadas para cumprir um objectivo prático, não é trivial criar a separação entre a tarefa objectiva e a dinâmica humana de interacção entre as pessoas. Parece que há um grau de domesticação a ultrapassar, quando pensávamos que o homem tinha transposto a barreira do animal; ou, inversamente, é parte do animal que ainda define os nossos valores e significâncias, portanto uma condição necessária a sermos humanos. De qualquer das formas temos esta característica única estarmos a aplicar todo o empenho racional em cumprir uma tarefa prática e objectiva e ainda assim – andamos à caça.

Wednesday, January 23, 2008

Estimativa da dor

If you are distressed by anything external, pain is not due to the thing itself, but to your estimate of it, and this you have the power to revoke at any moment.
Marcus Aurelius, Imperador Romano [121-180]

A dor, como qualquer emoção forte, toma conta da percepção real do mundo interior relativizando as outras emoções, a experiência e o conhecimento que temos da nossa vida e do mundo. É fácil ser-se inundado por um emoção particular – nomeadamente quando se tem uma vida desocupada e sem compromissos.

Monday, January 21, 2008

social brain TV show

The higher metabolic rate of these "person-sensitive" networks reveals the special import placed on the social world in the brain's design. Rehashing our social lives may rate as the brain's favorite downtime activity, something like its top-rated TV show.
Daniel Goleman, "Social Inteligence"

Da mesma forma os programas de televisão de maior preferência são aqueles cujo teor envolvem "drama social". Não obstante o básico instinto de sobrevivência, caracterizado na nossa sociedade como emprego, a reprodução entre seres humanos será sempre a prioridade. Mas então, que instinto justifica a indolência amorfa das horas no sofá?

Toque tecnológico

Shared used is possible with up to 4 people but the proximity to the device and the cheek to cheek nature of the viewing experience means that its not something that you are likely to do with your colleague or an annoying younger brother. The upside is that required close proximity might spur an occasional romance.
Jan Chipchase, on "Ten Things You Didn't Know About Mobile TV"

A tecnologia apesar de ser uma ferramenta para uma interacção social desligada, afastando, numa geografia distante, os pares de uma comunicação, pode também, como artefacto de interesse, juntar duas os mais pessoas à sua volta numa utilização próxima e partilhada.

E se, pela sua inerente utilização, um aparelho une duas pessoas no toque e na respiração, deixa de ser apenas fortuito que o "papel" do aparelho se transfigure: mais do que veiculo de um "serviço" útil ao seus utilizadores, passa a ser, meramente, a desculpa para que as duas pessoas se toquem e respirem.

Sunday, January 20, 2008

Auto-proclamação

De tal forma que, mal as primeiras e parcas cidades tinham aberto os seus portões resplandecentes, ele via pessoas a prostrarem-se em frente do seu camelo. Ao longo de inúmeras varandas, viu lanceiros que o aclamavam, padres que o vinham reverenciar, e ele, que nunca tinha tido a mínima autoridade no mundo que nós conhecemos, tornou-se insensatamente insaciável.
Lord Dunsany, "Livro do deslumbramento", A coroação do Sr. Thomas Shap

Tenho uma teoria: quando mais fantásticos são os mundos que imaginamos, e maior protagonismo atribuímos a nós mesmos nesses mundos, mais insatisfeitos, ou deslocados, nos sentimos em relação ao mundo real. Tudo é real desde que seja experimentado de uma forma ou de outra e a imaginação fantasiosa abre esta possibilidade: felicidade.

A felicidade pode ser para todos.

Friday, January 18, 2008

Imaginação animalizada

E no entanto, uma imaginação um pouco animalizada experimentaria algum prazer revivendo as forças do ser flexível, do ser enlaçante.
Gaston Bachelard, "A terra e os devaneios do repouso"

A imaginação animalizada habita na fronteira do ser interior e, por isso, está mais interessada no toque ao mundo exterior do que nos devaneios da dúvida do ser.

É por isso que agarra a realidade concreta pelos cabelos; submetendo-a de seguida.

Thursday, January 17, 2008

Man brain machinery

Moments of "contagion" represent a remarkable neural event: the formation between two brains of a functional link, a feedback loop that crosses the skin-and-skull barrier between two bodies. In system terms, during this linkup brains "couple" with the output of one becoming input to drive the workings of the other, for the time being forming what amounts to an interbrain circuit. When two entities are connected in a feedback loop, as the first changes, so does the second.
Daniel Goleman, "Social Inteligence"

Notável a realidade científica subjacente: numa situação a dois, uma pessoa é a marioneta da outra e vice-versa. O entendimento lúcido ignora esta hipótese mas um olhar atento desvenda os gestos que inconscientemente duas pessoas repetem da outra. Na comunicação, o entendimento encontra-se sobretudo no jogo tácito dos gestos, dos sorrisos e dos olhares.

Sentidos adormecidos

É com grande quantidade de trovoadas e de celestes pirotecnias que é preciso falar aos sentidos indolentes e adormecidos.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Às vezes é só à chapada...

Mas ninguém deve negar o prazer que é acordar, no corpo, e estar desperto à realidade. A "chapada" adiciona vigor e responsabilidade, prontidão de reacção – fome de acção. Um corpo com os sentidos indolentes e adormecidos é um corpo subtraído.

Tuesday, January 15, 2008

Economia dos sentimentos

When I wish to find out how good or how wicked anyone is, or what are his thoughts at the moment, I fashion the expression of my face, as accurately as possible, in accordance with expression of his, and then wait to see what thoughts or sentiments arise in my own mind or heart, as if to match or correspond with the expression.
Edgar Allan Poe

Há uma economia de sentimentos e humor que é transaccionada nesta mímica inconsciente do corpo. São bens cujo valor não pode ser negociável de forma consciente porque a troca de sentimentos, boa-má disposição, acontece como se uma doença se tratasse: contágio directo.

O única vacina é a isolação.

Monday, January 14, 2008

Relações: double-edged sword

That link is a double-edged sword: nourishing relationships have a beneficial impact on our health, while toxic ones can act like slow poison in our bodies.
Daniel Goleman, "Social Inteligence"

Anyway: quem precisa de amigos?

Sobre os conselhos

Consultou todos aqueles que davam conselhos sobre aquele assunto; tomou notas de todos os detalhes e pagou de bom grado os honorários. Contudo, decidiu não fazer caso do que lhe tinham dito, pois que era feito agora dos clientes daqueles conselheiros?
Lord Dunsany, "Livro do deslumbramento", O Tesouro dos Gibbelins

Qualquer conselho serve apenas como conselho: indicação, referência. Mas em cada conselho existe também um caso de estudo que revela consequências da sua utilização. Casos de estudo são formidáveis ferramentas de aprendizagem e, muitas vezes, ele existe estampado na própria pessoa que aconselha.

Por vezes, conhecendo-se a pessoa, devêm-se pedir conselhos – e fazer exactamente o contrário.

Tuesday, January 8, 2008

Abóbadas Rebentadas

E só quando o céu límpido brilhar de novo através das abóbadas rebentadas e contemplar a erva e as vermelhas papoilas das paredes arruinadas, só então inclinarei o meu coração perante os santuários deste Deus.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

A igreja quebra-me os ossos com o peso que exerce sobre mim. Há qualquer coisa de opressor no seu grande vaso interior: a verticalidade majestosa de um vazio no escuro. Assim como a doutrina da igreja cristã exerce a pressão que faz com o crente caia de joelhos.

A pedra quebrou-se e o Sol arde na penumbra: boa disposição imediata e um pequeno remorso como se, apesar de não crente, tivesse feito parte de um sacrilégio.

O Frio

O frio, em nossa opinião, é uma das maiores proibições da imaginação humana. Enquanto o calor de certo modo faz nascerem as imagens, podemos dizer que não se imagina o frio.
Gaston Bachelard, "A terra e os devaneios do repouso"

Consigo imaginar o frio primordial, de um Universo inóspito e inabitado. Esse frio é a morte mais assumida: a morte do que, já por si, nunca podia ser vida porque este frio é estéril. A um grau mais humano, e talvez por isso relevante, encontra-se o frio cadavérico de um corpo sem vida.

E o imaginário do frio é rico: gelar o sangue nas veias, frio de rachar, um arrepio pela espinha, pessoa fria (..). Também, a ausência de alma, ou humanidade, que habita as pessoas frias.

Symbolos

Imagens, reacção, imaginação. Manifestações de um símbolo existente em cada intelecto, despoletado, neste caso pelo estímulo da leitura. Autores, obras: trata sobretudo de não desprezar o esforço cognitivo e que, por isso, não pode ser desprovido de uma significância a todos os níveis.

É um facto: lê-se com leviandade mesmo quando, o autor, por sua parte, escreve com violência.


Resumindo:

As entrelinhas são o melhor que há e geram: imagens, reacção e imaginação.