Monday, June 23, 2008

Porta do Muro

Porém, aquele que regressa através da Porta do Muro nunca será exactamente o mesmo que por ela entrou. Ficará mais sábio mas menos seguro de si mesmo, mais feliz mas menos presumido, mais humilde ao admitir a sua ignorância, e no entanto melhor equipado para compreender a relação das palavras com as coisas, do raciocínio sistemático com o Mistério insondável que para sempre em vão tenta compreender.
Aldous Huxley, "As portas da percepção"

A busca do auto-conhecimento não pode terminar nos conceitos e nos símbolos. Existe uma existência muito profunda na espiritualidade e várias formas válidas de atingir essa espiritualidade.

Sunday, June 22, 2008

Arte

Creio que a arte é somente para principiantes, ou então para aqueles resolutos espíritos limitados que decidiram contentar-se com o ersatz da Totalidade, com símbolos e não com o que significam, com a receita elegantemente apresentada no lugar do jantar propriamente dito.
Aldous Huxley, "As portas da percepção"

A arte permanece dentro do artista, porque o objecto construído está sempre aquém do objecto interiorizado. A arte de uma peça está contida no inexpressível.

Deve ser uma frustração fazer arte assim.

Wednesday, June 18, 2008

Amar o próximo

Amai o vosso próximo como a vós mesmos, se tal vos aprouver; mas sabei primeiro amar-vos a vós mesmos.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Para as alturas em que amar o próximo é um acto de desespero derivado da falta de amor próprio. Como qualquer objecto que tem um preço, o amor perde valor quando é dado ao desbarato.

Saturday, June 14, 2008

O solitário também ama

O amor é o perigo dos mais solitários, o amor por todos os vivos, desde que vivam. Há decerto razão para rir vendo a que ponto sou louco e modesto no amor!
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

O amor do solitário pode ser egoísta quando todo ele é necessidade (solicitação) de ser amado.

Alturas Supremas

É das profundezas supremas que as alturas supremas se lançam para a sua altitude.
Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"

Tanto mais a pessoa pode ser "valorizada" quanto maior a distância percorrida da base da sua montanha até aos vários topos ao longo da vida. Qualquer outra forma não considera felicidades de nascença.

E há aqueles que dão trambolhões. O problema de nascer no topo de uma montanha é que muito dificilmente se aprende a escalar.